domingo, 4 de outubro de 2009

Dossiê da Água


A água é fundamental para todo o Planeta, pois sem água não existe vida. Não existe nada mais importante no mundo, apesar de toda essa crise que estamos vivenciando, do que a escassez da água que nas próximas décadas irá ser bem mais visíveis do que hoje.
O Brasil é o país com a maior reserva de água doce do planeta, mas essa escassez já pode ser notada. Isso acontece pelas atividades humanas devido ao desperdício, o consumo crescente, a contaminação das mananciais e as alterações climáticas que desequilibram o processo da natureza. A falta de água doce no Planeta proporcionaria um risco muito grande não só a saúde humana, mais a economia dos países e a paz de toda sociedade, pois isso provocaria guerras.
Outro Fator é que a maior parte de água doce do Planeta, não esta acessível ao homem, pois está água encontra-se congelada nas geleiras e calotas Polares, ou escondidas em depósitos subterrâneos.
O volume da água que temos no Planeta não se altera para mais nem para menos ao contrário da população mundial que cresce aceleradamente, pois quanto maior o número de pessoas, menos água no Planeta. Esse crescimento excessivo já pode ser sentido em várias regiões. Só nos últimos 60 anos a população do Planeta mais que duplicou e o consumo da água aumentou em sete vezes, e isso não é um problema da natureza, mas sim resultante da ação humana.
A falta de água, proporcionaria conflitos e revoltas, já que historicamente os recursos hídricos são focos potenciais de guerras revoltas e atentados terroristas, provocaria também conflitos entre as nações e a dinâmica das migrações internácionais.
Um fator preocupante e assustador é que os especialista estão dizendo que no século XXI, o motivo principal para as guerras será a água, e não mais o Ouro ou Petróleo.
Então cabe a cada um de nós, pararmos e pensarmos se estamos fazendo certo, ou se podemos fazer algo mais para que a escassez de água não aconteça tão rapidamente, o mundo depende de cada ser humano, e cada um tendo a consciência do que está fazendo ou do que pode fazer, aos poucos podemos reverter esse quadro tão assustador que aflige o mundo.

Um comentário: